
>
RUDIMENTOS PARTE 2
Ser um bom baterista , não é fácil. Isso pode te custar caro e às vezes, ser frustrante, porque em sua mente você quer tocar coisas que seus músculos não estão condicionados. Então você terá que ter paciência e dedicação. Muitas vezes, você precisa repetir exaustivamente uma frase musical ou exercício até que fique perfeito. Tocar com arte exige dedicação,então comece a se informar ao máximo e no seu tempo você fluirá com leveza e perfeição.
Postura : Procure ajustar o banco ao seu setup numa posição adequada ao seus membros, que permita que você mantenha os seus membros e ombros completamente relaxados e a coluna ereta de forma confortável. Escolha um modelo de banco que ofereça maiores opções de regulagem (evite lesões e esforços desnecessários!).
STROKES: termo em inglês que significa golpe! Agora no século XXl temos várias técnicas de como tocar uma música numa determinada situação(Rápida e suave,rápida e com a pegada mais forte,lenta e suave,lenta e forte...). Então temos :
-- POWER STROKES
-- FINGER CONTROL
-- STROKE CONTROL
-- REBOUND STROKES
POWER STROKES: Golpes fortes com volume muito alto para determinada situação em que você tem que acompanhar a tensão do trecho musical , neste contexto trabalha-se o omoplata , braço,punho e dedos em conjunto.
FINGER CONTROL: Golpes leves ou médios usando apenas os dedos em situações musicais rápidas.
STROKES CONTROL: Golpes controlados em volumes baixos e médios em situações que você usará o omoplata para criar uma sensação de levesa artistica no contexto musical.
REBOUND STROKES:(Rebote) Quano você joga uma bola de ping-pong numa mesa, ela vai quicar várias vezes até perder a força. Para sustentar o movimento da bola, temos que golpe á-la novamente. Na bateria,o nylon ou a pele do instrumento se encarrega de fazer o retorno da baqueta(rebote). Quanto mais forte você golpear a pele dependendo da sua pega, mais alto será o retorno da baqueta.
Quanto mais tensão você aplicar, mais lentos serão os movimentos e consequentemente os toques (notas). Permaneça relaxado e use os movimentos dos braços, pulsos e dedos. É importante uma posição correta dos dedos, pulsos , ante braços e braços ao segurar a baqueta; para conseguirmos controlar o rebote e aplicarmos os movimentos de upstroke , downstroke e tap , assim como o flam e todos os outros movimentos usados na execução da bateria.
RUDIMENTOS: (Linguagem para formar frases musicais na Bateria)
Muito se falam em rudimentos,mas pouco se ensinam a aplicação e a técnica do mesmo,sem as quais, o Baterista não conseguirá um boa performance.
Na net existe vários sites com fotos ,audio,video ,mas pouco assunto e dicas sobre como obter uma boa perfomance, aí que entra o pulo do gato:
_Técnica: Conjunto de fatores relacionados a física da baqueta sobre o corpo da bateria (nylon)entre eles: o "GRIP" pegada ou pinça, que vão produzir o resultado desejado sem muito esforço; "POSTURA" A forma como você se assenta em relação ao setup,pode afetar seu rendimento físico, portanto deve-se ter um alinhamento vertical (ALTURA DOS TAMBORES E PRATOS EM RELAÇÃO AO SEUS BRAÇOS) e horizontal(DISTANCIA DE CADA PEÇA DO SETUP EM RELAÇÃO AO SEUS MEMBROS ).
_Aplicação: É a frase musical adequada ao arranjo da música executada.
Os rudimentos são de grande importancia para os bateristas!
Existe 40 rudimentos conhecidos pela "PERCUSSIVE ARTS SOCIETY", explicarei alguns no próximo post.